top of page

5 Séries Para Quem Está com Saudades de Game of Thrones*

Lançada em 2011 pela HBO, a série Game of Thrones, baseada nos livros de George R.R. Martin, conquistou fãs no mundo todo, não somente pelo roteiro e atuações impecáveis, mas também por proporcionar reviravoltas e desfechos nada tradicionais. Diferentemente de outras estórias em que as personagens principais são praticamente intocáveis, a série, a cada capítulo, gera tensão, pois ninguém é infalível.


Se você é fã, provavelmente já começou a sentir-se órfão quando soube que a oitava temporada trará, juntamente com o tão aguardado inverno, o final dessa saga ímpar. Para te ajudar tanto a esperar pelos episódios finais, quanto a superar o fim da série, fizemos uma lista com outras cinco produções. Assim como Game of Thrones, todas elas são situadas na Idade Média e têm roteiros repletos de estratagemas, batalhas sanguinolentas e amores proibidos.

The Borgias (2011-2013)


Não é segredo para ninguém que a Igreja Católica teve um papel muito importante na Idade Média. Mais do que guardiões da fé, os papas eram figuras políticas, cujo poder alcançava muito além dos muros sagrados. Em The Borgias, Jeremy Irons (Assassin's Creed) faz o papel de Rodrigo Borgia, também conhecido como Papa Alexandre VI. Além de entrar para os livros como o papa mais corrupto da história, Alexandre VI é também o pai de outra figura importante, Cesare Borgia (François Arnaud), o qual serviu de inspiração para Maquiavel escrever O Príncipe. Ira, vaidade e luxúria são apenas alguns dos pecados cometidos pela família para chegar e manter-se no poder. 


Os Pilares da Terra (2010)


Minisérie de oito episódios, Os Pilares da Terra (The Pillars of the Earth), adaptação da obra de Ken Follet, passa-se na Inglaterra do século XII, no período conhecido como Anarquia. Após a morte do Rei Henrique I e de seu único herdeiro, nobres e religiosos iniciam uma batalha de ascensão ao poder. Em meio a esse contexto turbulento, um jovem pedreiro sonha em construir uma catedral gótica na fictícia cidade de Kingsbridge. Traições, amores proibidos e maldições permeiam a estória e, obviamente, dificultam a trajetória do herói. 


The Last Kingdom (2015-)


Baseada na série de livros As Crônicas Saxônicas, do britânico Bernard Cornwell, The Last Kingdomnarra as batalhas medievais entre os reinos feudais anglo-saxões e os vikings dinamarqueses. Misturando fatos históricos com ficção, a série tem como pano de fundo as batalhas que o Rei Alfred (David Dawson) enfrentou na tentativa de unificar a Inglaterra. Como protagonista, a série traz Uthred (Alexander Dreymon), guerreiro audaz, porém nada servil. Capturado quando criança pelos vikings e jurado de morte pelo ambicioso tio, Uthred cresce e decide voltar à sua terra natal em busca de vingança e de sua própria identidade.


Vikings (2013-)


Conhecidos e temidos por serem guerreiros frios e sanguinários, os vikings personificavam ainda outro grande mal combatido pela Europa medieval: o demônio. Mais do que manter seus territórios, o que os senhores feudais e a Igreja tentavam combater era o crescimento do paganismo e da imoralidade no Ocidente. Inspirada nessas batalhas medievais e nas lendárias sagas dos guerreiros pagãos, Vikings tem como protagonista Ragnar Lothbrock (Travis Fimmel), guerreiro que, graças às sucessivas vitórias em batalhas contra os reinados ingleses e franceses, torna-se rei da Escandinávia.

Marco Polo (2014-2016) Inspirada nas aventuras vividas pelo veneziano Marco Polo (Lorenzo Richelmy) nos anos em que serviu na corte mongol de Kublai Khan (Benedict Wong), a série tem dimensões épicas e produção igualmente astronômica. Intrigas e a luta pelo poder são os principais argumentos que permeiam a estória e possibilitam um interessante estudo de personagens. Embora Marco Polo, como o próprio nome diz, tenha um europeu como personagem principal, a série ganha louros tanto por apresentar aos espectadores ocidentais um mundo não eurocêntrico, quanto pelo cuidado na seleção de elenco, nos detalhes de figurino e na cenografia em geral. 

---

* Publicado originalmente em 03/09/2018, no site Cinéfilo em Série.

3 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page